Um dia de muita emoção para os colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA Zona Sul de Macapá. Assim foi o último sábado do ano de 2019, no abrigo Padre Luigi Brusadelli, em Santana. Na ocasião, foi realizada a entrega de donativos arrecadados na ação solidária promovida pelos funcionários da Unidade.

Mais de uma tonelada de donativos foram entregues, entre alimentos não perecíveis, fraudas geriátricas, produtos de higiene pessoal e de limpeza. Além de ajudar a suprir as necessidades do abrigo, o mais importante da ação foi levar um pouco de atenção, carinho e amor aos idosos.

A equipe da UPA conheceu cada espaço do abrigo, ouviu a história da maioria deles e conversou com muitos internos. As brincadeiras arrancaram sorrisos.

Integração com a sociedade

Sarah Bevilacqua, gerente de enfermagem da UPA Zona Sul e coordenadora da ação solidária, disse que, além de prestar assistência a saúde da população, a Unidade também se propõe a realizar ações sociais para se aproximar ainda mais da sociedade. “Viemos aqui no abrigo trazer amor, carinho e atenção, além dos donativos para quem mais precisa. Escolhemos o abrigo Padre Luigi por sabermos das necessidades e por a Instituição não receber nenhum tipo de ajuda governamental”, destacou.

Ela agradeceu aos colaboradores que ajudaram na arrecadação dos donativos. “Somos gratos a todos. O resultado da nossa ação foi muito bom, arrecadamos muitos produtos e no próximo ano vamos realizar novamente essa ação solidária”, frisou.

Ajuda necessária

Segundo Hebert de Araújo, técnico em enfermagem do abrigo, a ação da UPA foi ótima e necessária. Ele informou que o abrigo é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos e que vive da ajuda de voluntários. “Isso que vocês estão fazendo, de vir aqui nos visitar e conhecer o nosso trabalho com os idosos, é muito importante. Não temos ajuda governamental, precisamos da ajuda de todos”, reforçou.

O técnico em enfermagem ressaltou que o abrigo desenvolve um trabalho sério com os idosos que estão à margem da sociedade. “Aqui, damos amor e qualidade de vida a eles. Por isso precisamos de um pouco de tudo”, comentou.

Rafael Pereira Dias tem 63 anos. Ele vive há 6 anos no abrigo. Natural de Governador Valadares, no interior de Minas Gerais, Rafael foi parar no abrigo depois de sofrer um acidente vascular cerebral – AVC – em um garimpo da região onde tinha ido atrás do sonho de ficar rico achando ouro.

Ele classificou como “mais que excelente” a ação solidária realizada pela UPA. “Além de trazer donativos, seria bom mais visitas. Doação é bom e importante. O contato pessoal é mais importante ainda. Tudo é muito bem-vindo e eu agradeço de coração”, declarou.

Abrigo Padre Luigi

A Associação Casa Padre Luigi Brusadelli presta serviço de acolhimento para adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. A instituição filantrópica existe há mais de 40 anos. Atualmente, 58 idosos vivem no abrigo. A maioria com deficiências mentais. Todos foram abandonados por seus familiares.

Padre Luigi de Brusadelli, que dá nome a instituição, é o diretor. Ele não gosta de gravar entrevista, mas em off passou algumas informações sobre o abrigo. Luigi explicou que a despesa mensal da instituição gira em torno de R$ 70 e 80 mil reais. Segundo ele, o abrigo tem 27 funcionários, além dos voluntários.

“O maior gasto é justamente com funcionários e encargos sociais. Temos uma despesa considerável também com energia e remédios. Precisamos de mais voluntários, pois mantemos esse trabalho social pela nossa fé em mudar essa realidade dos mais pobres”, finalizou.