Uma blitz educativa na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA Zona Sul de Macapá -, nesta segunda-feira, 6, chamou a atenção dos colaboradores para a importância da higienização correta das mãos. A ação, em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, iniciou no domingo, 5 de maio, voltada aos profissionais da Unidade, mas envolveu também os pacientes e acompanhantes.

Durante a blitz, os profissionais receberam material educativo, orientações e participaram de uma brincadeira, demostrando como higienizar as mãos corretamente. Quem fez o procedimento certinho foi premiado com chocolate. A figura ilustrativa e divertida de uma pessoa fantasiada de bactéria chamou a atenção de todos para o problema.

Campanha Mundial

A Campanha mundial “Salve vidas: Higienize suas mãos” é estimulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Neste ano, o tema é: “CUIDADO SEGURO PARA TODOS ESTÁ NAS SUAS MÃOS”.

Sara Bevilacqua, gerente de Enfermagem da UPA Zona Sul de Macapá, alertou que a higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. “As mãos são a principal via de transmissão de micro-organismos durante a assistência prestada aos pacientes”, observou Bevilacqua, acrescentando que “esse simples ato salva vidas”.

Por meio do contato com pessoas, especialmente através das mãos, podemos adquirir micro-organismos capazes de causar problemas de saúde como gripe, diarreia e infecções. Por isso, é muito importante que os profissionais da saúde, pacientes e seus acompanhantes cuidem da higienização das mãos, algo simples que pode evitar diversas doenças.

Momentos da Higienização

Para os profissionais de saúde existem cinco momento importantes para a higienização das mãos:

1 – Antes de entrar em contato com o paciente;

2 – Antes de realizar procedimentos assépticos;

3 – Após risco de exposição a fluídos corporais;

4 – Após o contato com o paciente; e

5 – Após contato com áreas próximas ao paciente.

O ideal é higienizar as mãos pela lavagem com água e sabão, para remover a sujeira visível, e depois utilizar o álcool 70% que é capaz de eliminar as bactérias.