É tempo de folia, mas não se pode negligenciar a prevenção. Pensando nisso, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA Zona Sul de Macapá) prepara uma ampla campanha de prevenção e conscientização dos foliões amapaenses para o período do Carnaval. A iniciativa tem um poema como tema:
“Neste Carnaval brinque até o amanhecer, só não pode a camisinha esquecer. A UPA Zona Sul vem aqui lembrar você: valorize a vida, use camisinha”.
Sara Bevilacqua, gerente de enfermagem da Unidade, alerta que durante o Carnaval aumentam consideravelmente os casos de doenças contagiosas, gravidez na adolescência, acidentes de trânsito e outros agravantes externos como agressões físicas e brigas que acabam refletindo na área da saúde. “A prática de se relacionar com várias pessoas em blocos de ruas ou festas em geral merece atenção e cuidado. Esse mesmo cuidado é necessário com o consumo de álcool, drogas e também no trânsito”, observou.
Campanha “Prevenir é Viver o Carnaval”
O Ministério da Saúde chama a atenção do folião para o uso da camisinha no Carnaval com a campanha “Prevenir é Viver o Carnaval”. A campanha alerta sobre alto número de pessoas portadoras do vírus HIV no Brasil. São aproximadamente 112 mil brasileiros que não sabem que estão infectados e outros cerca de 260 mil que vivem com o vírus, mas não iniciaram o tratamento, aumentando o risco de propagação da doença.
Apesar de o principal foco continuar sendo a prevenção de HIV/AIDS, especialistas alertam para o risco de propagação de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HPV, herpes genital, gonorreia, hepatite B e C e sífilis.
O objetivo da Campanha é divulgar e incentivar o uso do preservativo independente do grau do amor pelo seu parceiro, primeiro se ame para depois amar o outro. Este ano, como novidade, serão realizadas diferentes manifestações musicais e distribuídos, gratuitamente, mais de 100 milhões de preservativos em todo o País. O foco é especialmente a faixa etária que menos usa camisinha, jovens entre 15 e 24 anos.
Desfiles
A Campanha da UPA Zona Sul vai se concentrar nos desfiles das escolas de samba, nos dias 21 e 22 de fevereiro, e na passagem do bloco A Banda, no dia 25 de fevereiro, na terça-feira gorda de Carnaval. Nos dois primeiros dias, o bloco dos colaboradores da Unidade vai desfilar juntamente com o Bloco da Camisinha, da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA. A concentração será na esquina da Rua Leopoldo Machado com a Avenida Antônio Coelho de Carvalho, no Bairro do Trem, em Macapá.
Na oportunidade, os colaboradores, devidamente trajando o abadá da Campanha, vão abordar os foliões para distribuir preservativos e material informativo, além de oferecer o teste rápido de HIV/AIDS. “A ideia é alertar os foliões para o sexo seguro, gravidez na adolescência e acidentes de trânsito. Se beber não dirija”, reforçou Bevilacqua.
No Amapá, segundo Gabriel Miranda, chefe do Departamento de ISTs da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), cerca de 1 milhão de preservativos serão distribuídos durante o carnaval no estado.
Somente no ano passado, foram registrados mais de 370 novos de casos de pessoas infectadas com HIV no Amapá, de acordo com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). A maioria é de jovens na faixa etária de 15 a 30 anos.
Trânsito seguro
Para coibir a combinação álcool e direção, a Coordenação da Operação Lei Seca vai intensificar as blitzes em toda a cidade, durante o Carnaval. Segundo o capitão Jonas Maguins, coordenador da Operação Lei Seca, no ano passado, 5 mil 159 motoristas foram abordados em blitzes e 46 foram flagrados sob efeito de bebida alcoólica.