A equipe de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA Zona Sul de Macapá – está participando de um treinamento em testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Além de evitar a infecção pelos vírus dessas doenças, durante os procedimentos adotados nos pacientes no dia-a-dia da Unidade, a capacitação visa atender ao reforço quanto a protocolo de acidentes com material biológico.

O treinamento está sendo ofertado pela Coordenação Estadual de IST/AIDS atendendo a solicitação da direção da UPA. Na oportunidade, os enfermeiros aprendem a manusear os kits de testagem rápida para a realização dos exames; desde o processo de identificação social do paciente, coleta de amostra de sangue até o diagnóstico laboratorial.

Alex Jhonny Tavares, enfermeiro da Coordenação Estadual de IST/AIDS, é o responsável pelo treinamento das equipes. Ele disse que é importante o profissional de saúde estar preparado caso ocorra um acidente com material biológico. “O teste rápido precisa ser feito e a profilaxia”, observou.

Baixa ocorrência de acidentes

No Amapá, não existem dados estatísticos sobre infecção por HIV entre os profissionais de saúde por meio de acidente com material biológico. “É muito baixo, até porque existe um cuidado grande com isso. O maior número de infecções por HIV é por via sexual. 90% dos casos”, ressaltou Tavares.

Para Josenildo Andrade, enfermeiro da UPA Zona Sul, é de extrema importância que o profissional de saúde esteja capacitado para a realização dos testes rápidos. “Caso ocorra um acidente com material perfuro cortante, vamos saber como agir”, afirmou.