Como parte da programação da campanha Janeiro Branco, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA Zona Sul de Macapá), promoveu ações de conscientização junto aos colaboradores, destacando a importância da saúde mental. Em dois dias, foram proferidas palestras com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estar bem mentalmente influencia diretamente nas atividades praticadas no ambiente de trabalho. “Saúde mental é um estado de bem-estar, no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade”, define a OMS em texto publicado no Portal do Ministério da Saúde (MS).

Emoções negativas e Janeiro Branco

Dentre as emoções comuns que surgem com a falta de satisfação no ambiente de trabalho e que também são principais causadores de doenças físicas e mentais estão: frustação, irritação, preocupação, nervosismo, raiva, desgosto, desapontamento, infelicidade, estresse, ansiedade e depressão.

As pesquisas também afirmam que todas essas emoções podem ser causadas através de diversas situações presenciadas durante o dia-a-dia profissional do cidadão. “Um ambiente de trabalho que não é agradável para o trabalhador é um dos principais causadores e potencializadores de doenças físicas e mentais”, disse Eulália Freitas, assistente social da UPA.

“Seja por se sentir preso ou incapaz, desentendimento com colegas, demissão constante dentro da empresa ou mudanças e até não cumprimento de metas e prazos. Tudo isso pode ser causador dessas emoções”, destacou Léia Vieira, psicóloga da Unidade.

Para Heverton Coelho, coordenador de enfermagem, a rotina de trabalho na área da saúde é estressante e o profissional acaba adoecendo emocionalmente. “Vivenciamos situações complicadas no dia-a-dia que nos afetam e nos trazem sofrimento. Esse tipo de ação é muito relevante até para identificarmos profissionais que precisam de ajuda”, observou.

Sexta do Elogio

Pensando nisso, a unidade trabalhou, durante o mês de janeiro, ações entre os colaboradores. Destaque para a “Sexta-feira do Elogio”, que reuniu a equipe técnica em prol do bem-estar e melhor desempenho no serviço.

Entre os principais objetivos, está aumentar a autoestima dos profissionais, estabelecer uma relação de sentimentos positivos no local de trabalho, mostrar a importância que cada um tem dentro da equipe e fortalecer os vínculos de amizade.

“O elogio desencadeia uma série de substâncias do prazer, da alegria e da satisfação na corrente sanguínea de quem o recebe, reforçando a autoestima. Há diversas vantagens com a ação, assim como o sentimento de pertencimento a um grupo, além de aumentar a produtividade das pessoas e da empresa”, frisou Sarah Cristiane Figueira, assistente social da UPA.

Ainda com o Projeto, a Unidade distribuiu folhetos com dicas de como agir e o que não se pode fazer no ambiente de trabalho para que não afete a harmonia no local. Dentre as dicas importantes estão: Não constranger o colega com elogios banais e não verdadeiros, não tornar o elogio uma espécie de brincadeira de mau gosto, entre outros.

Já para a diminuição do estresse e tensão é importante que os colaboradores aprendam a lidar com as emoções, cobrar-se menos, organizar-se, diminuir o pessimismo, ter autoconfiança, estabelecer relações saudáveis e ter período de descanso.