Novembro é considerado o mês mundial de combate ao câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens. Por isso é realizada a campanha Novembro Azul que busca prevenir e conscientizar os homens sobre a doença.

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA Zona Sul de Macapá – se integra a campanha conscientizando a toda a comunidade sobre a importância da realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA) para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este exame é realizado por meio da coleta de sangue do paciente.

Durante o mês de novembro, os colaboradores da UPA Zona Sul estão usando o lacinho na cor azul, uma forma de chamar a atenção dos homens sobre a prevenção e os riscos da doença.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença silenciosa que afeta, na maioria dos casos, homens acima dos 40 anos com histórico familiar da doença. Segundo Lucas Guerreiro, médico da UPA Zona Sul de Macapá, esse tipo de câncer é causado por uma geração de células com defeito genético.

“A próstata é um órgão que fica próximo à bexiga, responsável pela produção de substâncias que fazem a nutrição dos espermatozoides”, explicou.

Sintomas

O médico pontuou que os principais sintomas são:
– Dificuldade em urinar;
– Sangue na urina;
– Urina com coloração escura;
– Sensação de inchaço na bexiga;
– Dor ao ejacular.

Prevenção

Segundo Lucas Guerreiro, a melhor forma de evitar a doença é levar uma vida saudável, fazer atividade física e o exame preventivo anualmente. “O homem deve evitar também o fumo e a bebida alcóolica”, recomendou.

Ele alerta que a visita ao médico urologista para fazer o exame preventivo é recomendada a partir dos 50 anos para todos os homens e a partir dos 45 para aqueles indivíduos de raça negra e os que têm histórico da doença na família.

Preconceito

O preconceito em relação o exame de toque retal ainda existe. O médico explica que esse tipo de exame nem sempre é necessário. “Esse procedimento só é feito depois de um levantamento de todo o histórico do paciente e se houver realmente uma suspeita. Mas é um exame importante em caso de paciente que apresenta risco da doença”, garantiu.

Tratamento

No Amapá, o tratamento da doença é oferecido na rede pública por meio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Clínicas Alberto Lima e pelo Instituto de Prevenção Hospital de Amor Macapá, antigo hospital de câncer de Barretos.

O exame preventivo é oferecido nas Unidades Básicas de Saúde do município. Durante todo o mês de novembro, os postos de saúde vão intensificar a realização dos exames preventivos e as campanhas educativas.