A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA Zona Sul de Macapá – comemora um ano de funcionamento no sábado, 25, mas quem vai ganhar presente é a comunidade local. Uma ação social vai celebrar a data, ofertando diversos atendimentos na área de saúde à população.

A ação vai acontecer das 8 às 12 horas, em frente ao prédio da Unidade. Para os atendimentos, a direção da UPA vai contar com a parceria do Serviço Social do Comércio (SESC) e das empresas Mediall Brasil e Total.

Serão ofertados os seguintes atendimentos: aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação nutricional, agendamento de mamografia e PCCU, orientação de saúde bucal, realização de testes rápidos de HIV, Hepatites B e C e Sífilis.

A ação será voltada para a população em geral. Sara Bevilacqua, gerente de enfermagem e uma das responsáveis pelo evento, disse que a ideia consiste na promoção à saúde, mudança de comportamento e no estilo de vida da população.

Gestão compartilhada

Atualmente, a UPA Zona Sul de Macapá é reconhecida como referência em atendimento de excelência em Macapá. O modelo de gestão compartilhada entre o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar – IBGH – e o governo do Amapá é único e inovador no estado.

A Unidade tem boa estrutura física, equipamentos de ponta, equipe técnica treinada e todos os insumos necessários para prestar um bom atendimento. Isso faz com que a UPA Zona Sul se diferencie das demais unidades de saúde do Amapá.

Os números de atendimentos prestados durante esse primeiro ano da UPA são impressionantes e também comprovam o alto nível de aceitação pela população. No geral, mais de 240 mil procedimentos foram prestados. Ou seja, uma média de 20 mil por mês na unidade. Cerca de 200 pacientes são atendidos por dia na UPA, muito além da meta contratada de 150 atendimentos diários para o porte nível 1 da unidade.