A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA Zona Sul de Macapá – mais uma vez participa da campanha mundial Outubro Rosa pela prevenção e combate ao câncer de mama. Durante todo o mês, os colaboradores da Unidade estão usando o lacinho rosa, símbolo da campanha, para chamar a atenção e conscientizar as mulheres. Um folder informativo também está sendo distribuído entre as pacientes.

A doença

O câncer de mama é uma doença silenciosa. Segundo o médico mastologista, Mauro Secco, muitas vezes não apresenta sintoma algum. “O câncer de mama pode doer e não doer”, explicou.
Segundo ele, o diagnóstico precoce é fundamental. “O câncer de mama tem que ser descoberto cedo. É uma doença que quanto mais avançada for descoberta, menor é a chance de cura”, esclareceu.

Prevenção

Existem três formas de descobrir mais precocemente o câncer de mama:

1ª – Mamografia: Toda mulher a partir dos 40 anos deve fazer anualmente esse exame. Com isso, a chance de morte de mulheres é diminuída em até 30%.
2ª – Autoexame: A apalpação dos seios e o autoconhecimento auxiliam no diagnóstico precoce. O autoexame não “descobre” o câncer, mas ajuda a detectar tumores logo no início, aumentando as chances de tratamento. É indicado fazer o autoexame pelo menos uma vez por mês.
3ª – Exame clínico: Este é feito pelo médico ginecologista durante os exames de rotina. A mulher deve deixar ser examinada. Muitas ainda têm vergonha.

Mauro Secco diz que a ideia de tudo isso é fazer a prevenção, buscando o diagnóstico mais precoce possível. “Quando isso acontece, a chance de cura é de mais de 80%. Um tumor com 5%, do tamanho de uma laranja, essa chance cai para 50%”, observou.

Contudo, o médico alerta que para prevenir mesmo o câncer de mama, a mulher precisa praticar atividades físicas e ter uma dieta saudável.

Tratamento

A incidência de câncer de mama vem crescendo no Amapá. Por isso, é importante trabalhar a prevenção com atividades físicas, alimentação adequada e exames de rotina.

No Amapá, o tratamento da doença é oferecido na rede pública por meio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Clínicas Alberto Lima e pelo Instituto de Prevenção Hospital de Amor Macapá, antigo hospital de câncer de Barretos, inaugurado recentemente na capital amapaense.