O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho e a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA Zona Sul de Macapá – adere às campanhas que incentivam a doação voluntária de sangue. O objetivo da data é homenagear os doadores de sangue e conscientizar a todos sobre a importância deste ato. Que tal você também abraçar essa causa e se tornar um doador?

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Doar sangue é um muito simples

É um ato de amor ao próximo que salva vidas. Uma única bolsa de sangue, de 450 ml, pode ajudar a salvar até quatro vidas. Isso porque passa por um processo de fracionamento onde se extrai quatro componentes do sangue: concentrado de hemácias, concentrado de plasma, plaquetas e crio-precipitado.

Sangue não pode faltar nas unidades de saúde. Ele é importante para as emergências nos casos onde o paciente apresenta hemorragias severas. “Precisamos de sangue para repor o que foi perdido”, esclareceu Lucas Guerreiro, médico da UPA Zona Sul de Macapá.

Maria Cleudirene Oliveira Barbosa é doadora de sangue há pouco tempo. Ela conta que ficou sensibilizada com as campanhas feitas nas redes sociais onde muitos pacientes fazem apelo por sangue. “Resolvi ser doadora pois sei que fazendo isso posso salvar vida”, reconheceu.

Onde doar

As doações podem ser feitas no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), na Rua Jovino Dinoá com a Avenida Raimundo Álvares da Costa, no bairro Central de Macapá, de segunda a sexta-feira das 7h30 ao 12h. O doador precisa levar um documento de identificação com foto.

A chefe do Setor de Captação e Orientação Social do Hemoap, Marcela Vales, explicou que existem atualmente cerca de 45 mil doadores cadastrados no Instituto, mas a média diária fica entre 60 e 70 doações. Segundo ela, o estoque de sangue está dentro do adequado para atender a demanda.

Marcela esclareceu ainda que, antes de doar, a pessoa passa pelas triagens técnica e clínica. É feito um questionário sobre a saúde e a vida de cada uma, para tentar identificar os fatores que possam torná-la apta ou inapta para a doação. Ela pede às pessoas que procurem o Hemocentro para ser doador de sangue. “A coleta dura em torno de apenas 20 minutos”, observou.

Como ser um doador

Doar sangue é um ato voluntário e a pessoa tem de atender a alguns requisitos básicos:

– Precisa estar saudável;

– Pesar mais de 50 quilos;

– Ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos somente com autorização dos responsáveis, maiores de 60 anos, devem doar apenas se já forem doadores assíduos;

– Precisa estar descansado e bem alimentado;

– Não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior.

Mitos

Existem muitos mitos sobre a doação de sangue. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, mulheres no período da menstruação, ou lactantes há mais de 12 meses podem sim fazer a doação de sangue.

Também é mentira que o sangue doado fará falta no organismo. O sangue se recompõe e doar sangue não deixa o sangue mais fino ou mais grosso. Deixar de doar sangue não provoca coceira no corpo. A pessoa não precisa ser doadora para o resto da vida. Não precisar estar em jejum para doar sangue.

Verdades

– Uma bolsa de sangue salva até quatro vidas;

– Homem pode doar sangue até quatro vezes ao ano com um intervalo de 2 meses;

– Mulher pode doar até três vezes com um intervalo de três meses;

– Precisa estar bem hidratado.