Marcondes Barbosa, 40 anos, passou nove dias na unidade para tratamento, testou positivo para a doença e foi internado no dia 10 de maio.
Marcondes Barbosa de Oliveira, assistente administrativo, chegou na unidade apresentando sintomas da Covid-19. Estava com muita tosse, falta de ar associada a pequenos esforços, com baixa saturação e, em testes de gasometria arterial, sempre exibindo valores baixos. Após três dias internado, recebeu um diagnóstico de melhora, chegando a se alimentar melhor e até sentar no leito – o que não fazia desde quando entrou na enfermaria –. Seus exames que antes apresentavam dados desanimadores, agora apresentavam resultados positivos.
Marcondes relata que se apegava muito a sua fé, e jamais apresentou desânimo em relação ao tratamento. Sua garra trouxe resultados, pois na última terça-feira, 18 de maio, recebeu a tão esperada alta, deixando a unidade sob aplausos dos profissionais. Marcondes foi recepcionado por sua família, que o aguardavam do lado de fora do hospital. “Quero agradecer todo empenho e dedicação das pessoas que me atenderam, nesse momento difícil. Muito obrigado a todos! O tratamento ofertado pelos profissionais é de excelência e eu pude observar todo o carinho da equipe com os pacientes e comigo.”, ressalta Marcondes, na porta da unidade.
Edileuza Diniz, enfermeira da unidade, afirma que prestar um cuidado humanizado, além de ser um dos pilares que afirmam e sustentam a qualidade do hospital, traz muita satisfação para o profissional; “é muito gratificante proporcionar ao paciente uma assistência humanizada, assistência essa que contribui para melhora diária do seu quadro clínico”, pontua.
É importante endossar que, desde o dia 24 de março, a UPA Zona Sul de Macapá transformou-se no Centro de Atendimento Clínico Covid-19 zona sul. Desde a mudança, o Centro vem promovendo um tratamento de destaque e qualidade para a população de Macapá.